Mas afinal,o que é o ciume?




Até onde vai o seu ciume? Você acha que sentir ciume é falta de confiança? excesso de amor? Algo bom? Ruim? Bom cada um tem uma forma diferente de pensar sobre esse assunto,que é muito falado entre muitos, e sempre sentindo de alguma forma principalmente entre casais,mas o que seria esse sentimento? Por que sentimos isso? Por que isso tudo acontece?



"De acordo com os psicólogos Ayala Pines e Elliot Aronson, ciúme é "a reação complexa a uma ameaça perceptível a uma relação valiosa ou à sua qualidade."[1]. Provoca o temor da perda e envolve sempre três ou mais pessoas, a pessoa que sente ciúmes - sujeito ativo do ciúme -, a pessoa de quem se sente ciúmes - sujeito analítico do ciúme - e a terceira ou terceiras pessoas que são o motivo dos ciúmes - o que faz criar tumulto.Segundo a psicóloga clínica Mariagrazia Marini, esse sentimento costuma ser manifestado como o movimento de um arco, na medida em que há uma tensão e posterior relaxamento com a "solução" da causa do ciúme porém o sentimento retornará e a tensão ocorrerá novamente . Apresenta caráter social, sendo também marcado pelo medo, real ou irreal, vergonha de se perder o amor da pessoa amada[2]. O ciúme está pode estar relacionado com a falta de confiança no outro e/ou em si próprio e, quando é exagerado, pode tornar-se patológico e transformar-se em uma obsessão." Wikipédia


Ciume é basicamente o medo de perder alguém,por algum terceiro, alguns acreditam ser falta de confiança,insegurança. Outros já acham que é apenas amor,zelo. Cada um tem um pensamento diferente.O ciume é um sentimento muito forte,faz você muitas vezes fazer besteira,agir por impulso. E isso não é bom, existem  certos níveis de ciumes, posso dizer que já senti e passei pelo primeiro nível,ainda passo. Mas se você chegar no ultimo nível tenha cuidado,pois pode ser algo mais grave.O ciume pode sim ser uma doença e você tem que passar por um tratamento especifico,o primeiro passo é a aceitação,se estiver passando por isso não tenha medo de pedir ajuda,ninguém pode te julgar por isso,você é humano.O amor é um sentimento muito intenso e difícil de explicar ,só se sabe sentindo. E muitas vezes todo esse sentimento da um pouco de medo,e você fica sim querendo a atenção da pessoa,cria um pouco de ciumes, mas isso nem sempre significa falta de confiança. Antes de se auto-julgar,pergunte-se o motivo pelo qual você está sentindo ciumes,se tem algum fundamento,ou ago assim, se não tiver,apenas respire e deixe passar, não faça nada de cabeça quente, não faça nada por impulso.Por mais difícil que seja se assumir ciumento,é importante ter isso em mente, e tomar cuidado para isso não se tornar uma doença .







        

Até a próxima, e não se esqueça , VOCÊ É UMA PESSOA INCRÍVEL .



                                                                                                               Beijinhos 💖💗💓 D.D


5 comentários

  1. Ciumes é o zelo por aquilo que pra você é preciso... Vem junto no pacote do amor, suspeite de um amor sem zelo, sem cuidado, sem querer estar com aquela pessoa... Assim como a diferença do remédio e do veneno, a diferença entre zelo e obsessão também é a dose de ciúmes... Te amo.

    ResponderExcluir
  2. Bem, acredito que ciúmes é sinônimo de insegurança, muitas vezes são questões mal resolvidas com o EU. Não gosto da ideia de que uma pessoa na qual mantenho relações me dê motivos para ter ciúmes dela, visto que uma das bases de todo relacionamento é a confiança.
    Todavia, confesso que de vez em quando sou acometida por esse mal, porém, é mais um medo irracional de perder algo que tenho para outros; entretanto, minha mãe vive dizendo que o que for para ser, será, se tiver que me trair ou me deixar por alguém, a pessoa vai fazer, independente de qualquer coisa. Trair é uma opção. Acredito na ideia de amor livre, onde não se cabe ciúmes ou sentimentos de posse. Adorei o post, DD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela opinião ♥️ . A gente vive nessa balança,aveit ac o amor livre,mas sempre cai na tentação do medo da perda. A confiança é a base de tudo.

      Excluir