PERSONA Vs PÚBLICO-ALVO




Você sabe qual a diferença entre PERSONA e PÚBLICO-ALVO?
Primeiro vamos começar com as suas definições.
Público-Alvo
Podemos dizer que público-alvo é um grupo de pessoas com características semelhantes. Tendo como base seu perfil comportamental, socioeconômico e demográfico. Possui uma definição mais ampla. Não se refere a uma pessoa específica.
********
Persona
Pode ser representada por um cliente ideal fictício. É formada a partir de comportamento e características reais de seus clientes. Porém as informações abordadas podem ser bem mais elaboradas. Apresenta uma definição específica. Transparece a imagem do consumidor ideal.
**Exemplo de público-alvo :

mulheres, de 25 a 35 anos, formação superior, com renda mensal entre R$ 5 mil a R$ 8 mil, solteiras, moradoras da região Nordeste e que fazem compras recorrentes de produtos para cabelo;
Exemplo de um persona:
Cláudia tem 30 anos, já é formada e trabalha como supervisora de qualidade em uma pequena indústria. Ganha entre R$ 3 mil e R$ 5 mil, é solteira e bem resolvida profissionalmente. Gosta de comprar cosméticos pela internet, já tem um gasto mensal separado para isso e está sempre atenta às novidades resenhadas pelas blogueiras. Sua principal dificuldade são os fretes altos que acompanham produtos renomados. Costuma seguir digital influencers de moda e beleza no Instagram e blogs. Mora em Recife e sai toda semana com as amigas para bares e boates. Gosta de estar bem-vestida e se sentir bem, dentro e fora do trabalho.
Como podemos ver, a persona é uma das ferramentas de marketing mais poderosas para o seu negócio, por aperfeiçoar o público-alvo e oferecer uma análise mais completa.
****
E você o que achou? Já conhecia a diferença?






1 comentários